Essa é uma pergunta muito comum na ida dos brasileiros que ainda não tem controle financeiro. Isso se deve ao fato que as pessoas trabalham, pagam contas, compram mantimentos e muitas vezes até gastam uma quantia considerável para o lazer. E isso é errado? De forma alguma!
Ocorre que, dificilmente as pessoas mantém um controle mensal das receitas e das despesas, ou seja, de tudo o que entra e sai de dinheiro todo mês. Através do orçamento pessoal, é possível identificar onde economizar, onde investir mais o seu dinheiro e como estabelecer um teto de gastos para não ter dívidas ativas e, consequentemente, evitar a negativação do seu CPF no mercado.
Duas dicas para começar o seu orçamento financeiro:
- Anote as despesas:
Se você é do time do papel e caneta, separe um caderno ou agenda e coloque todas as suas contas e rendas. Caso você seja mais fã da tecnologia, existem diversos aplicativos para celular onde você pode ter o controle de gastos na palma da mão ou as famosas planilhas do excel que também ajudam muito.
- Faça as contas com calma:
Não se desespere para anotar tudo e acabar esquecendo algum item importante. Separe um momento tranquilo, longe dos problemas e seja sincero consigo mesmo. Nada de deixar despesas pequenas de lado com o pensamento de que não vão impactar o seu orçamento. Todas as contas precisam ser anotadas para o seu conhecimento e controle.
Feito isso, analise o seu momento atual, veja como cortar gastos e decida como investir o seu dinheiro. Uma vida financeira saudável impacta não só no seu bolso, mas no seu cotidiano como um todo, diminuindo as preocupações, a insônia e o estresse por exemplo.
Mude a sua relação com o dinheiro e fique de bem com a vida!