A maioria dos brasileiros possui dívidas em processo de pagamento ou atrasadas. Isso ocorre pela ausência de educação financeira ou por precisar parcelar algumas compras e ir pagando aos poucos. E está tudo bem!
Ainda assim, todo fim de mês você pode querer investir parte do seu dinheiro e ainda ficar na dúvida se esse é o caminho certo ou se é melhor quitar as prestações pendentes primeiro.
Pensando nisso, no vídeo de hoje vamos te ajudar a chegar em uma decisão do que vale mais a pena para você, com base na sua vida financeira.
Por um lado, pagar as dívidas abre uma folga no orçamento e libera você do risco da inadimplência. No entanto, investir também é uma boa opção, pois com o rendimento você consegue fazer o seu dinheiro valer mais e com ele, conquistar os seus objetivos financeiros.
Confira algumas informações importantes para tomar a sua decisão.
Valor do débito
Avalie os valores das suas dívidas e calcule se elas são muito altas, medianas ou baixas, com base na sua renda mensal;
Prazo de pagamento
Faça as contas e veja até quando precisa terminar de pagar as suas dívidas pendentes. O prazo de pagamento impacta muito na sua decisão, já que é preciso planejar também por quanto tempo quer investir, caso opte por essa opção;
Taxa de juros
Caso esteja com dívidas em atraso, veja a taxa de juros cobrada pela instituição financeira. Compare essas taxas com a rentabilidade do investimento que você está pensando em fazer;
Tipo de investimento
Estude qual investimento tem mais a ver com o seu perfil e qual rentabilidade ele oferece;
Objetivo do investimento
Tenha em mente por qual motivo deseja investir, desde a compra de um imóvel até uma viagem para outro país;
Recorrência mensal
É preciso analisar a periodicidade dos seus investimentos. Veja se o seu objetivo é investir mensalmente ou de vez em quando.
Analisando todas as informações anteriores, você já pode ter uma ideia de qual opção melhor para você neste momento. Assista ao nosso vídeo e veja todos os detalhes sobre investimentos e pagamentos de dívidas para cada situação. Boa aula!