Queremos te fazer uma pergunta: Você sabe a diferença entre guardar e investir dinheiro? Parece fácil, não??? Mas como se diz por aí, o buraco é mais embaixo.
Temos certeza de que você já escutou que é importante guardar alguma coisa de sua renda para os períodos difíceis. Pois, bem, se você faz isso, podemos afirmar que você está no caminho certo.
Guardar dinheiro é uma forma de economizar. Investir é aplicar e aprender a fazer o dinheiro trabalhar para você.
Lembra das primeiras aulas que o Lucas falou dos juros compostos? Sobre fazer a bola de neve crescer…
Pois bem, agora que consegue perceber a diferença, ainda fica o questionamento sobre como guardar o dinheiro (ECONOMIZAR) não é?
Mas é importante saber que para isso, é necessário criar o hábito de guardar e investir o dinheiro.
Se você guarda o dinheiro em um cofre, ou ainda coloca na poupança, temos uma pergunta: você já parou para pensar na inflação???
Caso não tenha pensado, vale analisar, pois você precisa ganhar dela. Isso porque, guardar dessa forma não vai adiantar muito, já que ele vai se desvalorizar.
Então vamos te ajudar a analisar essa situação: digamos que você conseguiu guardar mil reais na poupança e ele rendeu em um ano 2%, algo bom não é mesmo? Já que você vai ganhar duzentos reais sem fazer nada! Mas, e a inflação??? Isso mesmo! Ela foi de 5% no ano (sendo otimista), assim, perdemos o nosso poder de compra.
Por isso, cada vez mais você precisa prestar atenção ao guardar o seu dinheiro!
Sendo assim, comece a pensar em alternativas de investimentos. As próximas aulas vão falar um pouco sobre isso, e a trilha financeira 2 vai te ajudar muito a entender o mundo dos investimentos!