Energise Seu Bolso: Como entender a Rentabilidade do meu Plano?
Em nosso Programa de Educação Financeira, o segundo assunto tratado na série de 2024, é sobre como o participante pode acompanhar a rentabilidade do seu plano. Com a participação do Diretor Financeiro, Welyton Pinto e do Gerente de Investimentos, Fabiano Miranda, tratamos os principais assuntos sobre os investimentos da EnergisaPrev. Confira:
O cliente acabou de realizar a adesão ao Plano Energisa. Como ele poderá acompanhar a rentabilidade do seu plano? O participante poderá consultar a rentabilidade e os investimentos do seu plano de previdência pelo site oficial da EnergisaPrev, área restrita do participante (Espaço Cliente), App EnergisaPrev Digital, Vídeocast e Newsletter.
A informação sobre rentabilidade é atualizada todo mês nesses canais? Em qual período?
A informação é atualizada até o 15º útil do mês subsequente em todos os canais referentes à rentabilidade e investimentos.
Os investimentos são fiscalizados por algum órgão regulador?
Sim. Os investimentos são fiscalizados pela PREVIC (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) e tem como principal legislação a Resolução nº4.994/2022 do CMN (Conselho Monetário Nacional). Além disso, os planos possuem as Políticas de Investimentos, que são elaboradas por uma consultoria externa e avaliadas pela gerência de investimentos, Comitê de Investimentos, Diretoria Executiva e, por fim, aprovadas pelo Conselho Deliberativo da EnergisaPrev.
O cliente pode ter acesso às Políticas de Investimentos?
Sim. As Políticas de Investimentos estão inseridas no site oficial da EnergisaPrev, e podem ser acessadas a qualquer momento: https://energisaprev.com.br/documentos/
A EnergisaPrev pode realizar aplicações em qualquer ativo? Como por exemplo, criptomoedas?
Não. Os ativos que não estão autorizados pela legislação, não podem receber investimentos da entidade. Os ativos elegíveis a aplicação estão descritos na Resolução nº 4.994/2022 do CMN (Conselho Monetário Nacional)
Quais são os principais indicadores do mercado em relação à rentabilidade da EnergisaPrev?
O principal indicador é a meta do plano conforme as políticas de investimentos (Plano Energisa IPCA+6,38% a.a). Além disso o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), este indicador está baseado na taxa de juros Banco Central do Brasil (CELIC); o IBOVESPA e Poupança também podem ser considerados indicadores de mercado para os planos da EnergisaPrev.
Os indicadores também estão disponíveis para o cliente realizar a comparação com a rentabilidade do plano?
Sim. O cliente poderá acessar as informações dos principais indicadores de mercado na área de rentabilidade do site oficial da EnergisaPrev: https://energisaprev.com.br/investimentos/
Quais são os segmentos de aplicação do Plano Energisa?
Renda Fixa, Renda Variável, Estruturados, Exterior, Imóveis e Empréstimos.
Onde está a maior alocação de recursos do Plano Energisa?
A maior alocação de recursos do Plano Energisa está em Renda Fixa. Na renda fixa, os investimentos são divididos em: Títulos Públicos, Títulos Privados e Fundos de Investimentos.
Por que a rentabilidade do Plano Energisa pode oscilar?
De acordo com a legislação, os planos CDs (Contribuição Definida) devem ser marcados a mercado. É necessário reconhecer os ativos da carteira pelo preço que está valendo no momento da contabilização, que normalmente acontece no último dia do mês. Isso refle na cota do plano e, consequentemente, na rentabilidade.
O que é marcação a mercado?
Marcação a mercado é registrar e contabilizar os ativos pelo valor que valem em determinado instante, é um método de atualização diária dos preços negociados. Pode se aplicar sobre investimentos de renda fixa, de renda variável e em fundos de investimentos. O objetivo é expressar o melhor valor atualizado da carteira de investimentos, baseado no valor em que esses títulos estão sendo negociados no mercado. Assim, é possível saber quanto vale determinado investimento a cada dia, de acordo com as condições do mercado e com outros critérios que possam ser considerados. Logo, a marcação a mercado indica o quanto você pode receber, caso deseje resgatar um investimento antes do vencimento.
É importante ressaltar também que esse funcionamento só irá gerar impacto financeiro nas aplicações caso o investimento seja resgatado antecipadamente. Se um investimento for de renda fixa e mantido até o prazo definido para ele, há o pagamento da rentabilidade acordada. Como é estabelecida a meta de rentabilidade do Plano Energisa?
A rentabilidade alvo do Plano Energisa é definida por meio de uma análise de macro alocação que leva em conta o cenário dos próximos cinco anos para cada classe de ativos dos segmentos de renda fixa, renda variável, estruturados, exterior, imobiliário e empréstimos aos participantes. O estudo é feito pela consultoria financeira contratada, examinada pela Diretoria Executiva e Comitê de Investimentos e validada pelo Conselho Deliberativo. Esse estudo é revisado anualmente, podendo ser modificado sempre que preciso.
Qual é a meta do Plano Energisa?
A meta do Plano Energisa é Inflação + 6,38%. Se o cliente tiver alguma dúvida sobre a rentabilidade de seu plano, como ele deve proceder?
Além de acessar os materiais disponíveis no site e redes sociais, o cliente poderá entrar em contato para falar com os nossos especialistas pelo 0800 372 7738 (WhatsApp) ou encaminhar um e-mail para: faleconosco@energisaprev.com.br