Você é o tipo de consumidor que quando vai às compras, traz somente o necessário ou deixa o salário inteiro nas lojas? Se você tem o primeiro perfil, está no caminho certo para investir a sua economia da melhor forma. Já se é o segundo perfil, essa aula é especialmente para te ajudar nesse controle.
Na aula de hoje você vai conhecer os dois tipos de consumidores: o consciente e o consumista. Qual será você nessa história?
Partindo do princípio que ao comprar ou não produtos, geramos impactos financeiros e ambientais, a aula de hoje vai começar falando do perfil consciente, que é aquele que compra somente o necessário e de forma controlada, consegue gerir a sua renda durante todo o mês. Veja algumas características desse perfil:
- Fazem o cálculo constante das finanças
- Verificam as necessidades.
- Criam listas de compras.
- Pesquisam preços.
- Compram somente o essencial.
- Não caem na tentação das promoções relâmpago.
- Ponderam o impacto das compras desnecessárias.
Sempre que compramos algo, impactamos diretamente o planeta, já que aumentamos a produção de lixo e geramos mais poluição ao meio ambiente. O consumidor consciente tem um perfil que não costuma trocar de celular todo ano nem faz reformas constantes em casa. Mas veja: esse perfil apenas preza por itens melhores, essenciais e com alta durabilidade, visto que o investimento tende a ser maior, porém com menos substituições a curto prazo.
Agora, falando do perfil consumista, temos um consumidor totalmente oposto ao consciente, com gastos elevados e frequentes. Veja alguns sinais de pessoas consumistas:
- Não fazem ou seguem um planejamento financeiro.
- Compram itens que muitas vezes não serão utilizados.
- Costumam sanar as emoções em compras no shopping.
- Podem desenvolver a compulsão por compras.
- Age por impulso na maior parte do tempo.
Geralmente, os consumistas são imediatistas e não pensam em como os gastos atuais vão impactar financeiramente no longo prazo, muito menos no efeito ambiental negativo desse consumo desenfreado.
A boa notícia é que todos os consumidores consumistas podem se tornar conscientes, através de pequenos hábitos diários que, com o tempo, levarão ao controle financeiro constante.
Vantagens de ser um consumidor consciente:
- Preservar o patrimônio.
- Evitar dívidas altas em cartões de crédito.
- Não ter o nome negativado no mercado.
- Investir e ver o dinheiro rentabilizar.
- Preparar um futuro financeiro estável.
- Ajuda a cuidar melhor do planeta.
Um bom começo para mudar os hábitos consumistas é anotar todas as compras em um caderno, planilha ou aplicativo de finanças. Através desse método, é possível ver quanto é possível reaproveitar todo mês e investir no que realmente vale a pena: o seu futuro.
Ainda dá tempo de mudar a sua relação com o dinheiro. Comece hoje mesmo com a EnergisaPrev.