Que o planejamento financeiro é fundamental para realização de projetos futuros, você já aprendeu na última aula. Agora, vamos te ensinar 3 passos para começar e te ajudar a alcançar as suas metas, sejam elas a curto, médio ou longo prazo.
- Passo 1
Tenha clareza da sua situação financeira
Saiba qual é a sua receita, suas dívidas parceladas, despesas fixas e variáveis. Além disso, é importante que os seus familiares saibam qual é a renda conjunta, para que juntos possam cortar gastos e evitar dívidas superficiais, até que o planejamento faça parte da rotina familiar.
- Passo 2
Crie metas
Você sabe por qual motivo as empresas estabelecem metas em troca de benefícios adicionais? Porque, desta forma, seus funcionários se dedicam e traçam um objetivo para ter acesso ao bônus oferecido pela empresa.
Nos nossos projetos de vida funciona da mesma forma. Todos queremos viajar, estudar um novo idioma e/ou vivenciar experiências que exigem um planejamento antecipado. Ao estabelecer metas, você traça um caminho para alcançar aquele objetivo e conseguir desfrutar da recompensa após todo o esforço.
Por isso, coloque em um papel tudo o que você deseja realizar. Depois, estabeleça um prazo e comece a trabalhar para cumpri-lo. Economizando um pouco todo mês, fica mais fácil realizar esses projetos sem dificuldades nem imprevistos.
- Passo 3
Invista o seu dinheiro
A partir do momento em que você cria um planejamento financeiro e estabelece metas, é chegada a hora de fazer esse dinheiro render de alguma maneira. Investir é uma forma vantajosa de ver o que você juntou todo mês, aumentando com a rentabilidade. Um desses investimentos é a previdência complementar, onde você investe e se prepara para aposentar e viver com uma renda além da oferecida pelo INSS.
Como você pode perceber, com esses 3 passos é possível estabelecer uma rotina financeira saudável a longo prazo. Não espere mais tempo para começar o que você pode fazer hoje. Mude a sua relação com o dinheiro e faça dele o seu maior aliado.