Você sabe realmente o que é a taxa SELIC e como ela influencia na sua vida? É sobre isso que iremos falar.
A Taxa SELIC é a taxa básica de juros brasileira. Ela é usada para referenciar diversos tipos de operações no mercado bancário e financeiro, como por exemplo, influencia diretamente a taxa de financiamento no mercado interbancário. Pode ter ficado meio confuso, mas simplificando, os bancos fazem empréstimos entre si, com prazos de um dia, apenas para fechar o balanço diário, e a taxa usada nessas operações é o CDI que é diretamente afetado pela taxa SELIC.
Ok, a taxa Selic influencia o mercado entre bancos e outros empréstimos e financiamentos de forma direta, mas o que isso tem a ver comigo ou com você? Bastante coisa!
Essa taxa influencia todo tipo de juros do sistema bancário, inclusive, dos nossos financiamentos e investimentos.
Quando essa taxa sobe fica mais caro adquirir crédito, ou seja, provavelmente os juros do seu cartão de crédito vão subir; os juros dos seus financiamentos ou do seu empréstimo, e assim por diante… Mas, por outro lado, os seus investimentos de renda fixa também aumentam a rentabilidade.
Aplicações muito faladas e usadas, como por exemplo o Tesouro Selic e boa parte dos CDB são diretamente influenciados pela taxa SELIC. Se ela sobe, os retornos aumentam. Então a taxa SELIC é uma faca de dois gumes, quando ela aumenta, fica menos vantajoso para quem está pegando dinheiro emprestado, mas ao mesmo tempo, recompensa melhor aquele que empresta.
E vale salientar que o contrário também acontece: quando ela diminui, fica mais barato fazer empréstimos e os rendimentos da renda fixa caem.
Vimos como a SELIC afeta nossa vida e nosso cotidiano de forma objetiva. Agora vamos falar um pouco da economia e como ela é afetada?
A Taxa SELIC é definida pelo BACEM (Banco Central), e é uma poderosa ferramenta que ele tem para, por exemplo, controlar a inflação e criar estímulos na economia.
Isso porque, caso a inflação esteja muito baixa e o BACEM queira estimular a economia, reduzir a taxa de juros faz com que as pessoas fiquem mais propensas a consumir e investir em seus negócios, já que está mais barato se financiar. Isso aumenta a circulação de dinheiro na economia e a estimula.
Já quando a inflação está muito alta, o BACEM quer agir de forma oposta, então ele aumenta a taxa SELIC para reduzir essa movimentação financeira. As pessoas tendem a não querer mais comprar coisas utilizando crédito. Além disso, elas ficam mais propensas ainda a investir seus recursos, já que a remuneração é maior em alguns casos. Então com crédito caro e investimentos rendendo bem, não vale mais a pena gastar todo o dinheiro.
Então basicamente é isso, a taxa Selic além de influenciar toda a macroeconomia, também afeta diretamente a minha e a sua vida.