Para muitos economizar e poupar dinheiro é um grande desafio. E as justificativas para isso são diversas: baixo salário, imprevistos, gastos desnecessários, não considerar importante constituir uma reserva, enfim muitos gastos do dia a dia são baseados na famosa teoria do “só se vive uma vez”.
Independe do motivo que originam esses gastos, algumas mudanças de atitude nas atividades diárias podem refletir num resultado financeiro bastante positivo no fim do mês. São ações simples e que, basicamente, exigem um controle maior de cada indivíduo sobre seus próprios hábitos de consumo. Então vamos as dicas.
Para quem é responsável financeiramente pela família sabe que não adianta criar um planejamento para economizar se não houver a cooperação de todos. Por isso, o primeiro passo para economizar é sentar-se com a família para explicar quais são os objetivos finais, falar sobre como devem trabalhar juntos para alcançar esses objetivos, afinal todos serão beneficiados.
O simples fato de retirar os restos de comida da louça após as refeições e não abrir muito a torneira quando lavar a louça diminui o consumo de água e consequentemente o valor da fatura a ser paga. Outras ações que contribuem também são fechar a torneira enquanto escoa os dentes e ter cuidado com o gasto de água no banho, também vale a pena reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar áreas externas da casa.
Planejar o cardápio semanal da família, também pode render uma boa economia. Na hora das compras uma dica valiosa é levar em consideração quais os hábitos e preferências alimentares da família. Dessa forma é possível montar a lista de compras de forma mais prática e direcionada por um cardápio semanal. As vantagens econômicas incluem: Adquirir apenas alimentos que realmente serão consumidos, diminuindo assim o desperdício; aproveitar promoções de itens específicos, como frutas e legumes; preparar de uma só vez a refeição para vários dias também garante uma economia do gás de cozinha, além do fato de que levar a refeição para o trabalho, evita que se almoce em restaurantes, o que sai bem mais barato.
No que diz respeito a conta de luz é possível economizar evitando que a televisão e outros aparelhos eletrônicos fiquem ligados à toa; trocar as lâmpadas por modelos mais econômico; planejar dias específicos para lavar e passar a roupas. E nessa hora toda família pode colaborar. Um ótimo incentivo para as crianças e adolescentes é planejar um passeio em família caso a conta de energia venha mais barata no fim do mês. E com isso vamos para algumas dicas sobre passeios econômicos.
Lugares públicos como museus e alguns pontos turísticos e atividades culturais oferecidas pelo governo da sua cidade como teatro e apresentações musicais são uma ótima alternativa.
Assim como passeios ao ar livre que possibilitem desfrutar da natureza como parques, praças e praias. Além disso levar de casa água, bebidas e petiscos podem tornar o passeio ainda mais econômico.
Seguir todas essas dicas dependem da capacidade de se organizar financeiramente para manter o equilíbrio de gastar menos do que ganha. Dessa forma é possível chegar no fim do mês sem a preocupação de extrapolar o orçamento.