Passando de forma rápida pelo conceito, o cartão de débito é aquele com o qual pagamos nossa compra de forma imediata. O dinheiro está disponível no saldo da sua conta e a compra é descontada desse saldo na hora. Já o cartão de crédito é aquele no qual utilizamos o limite que temos para fazer essas compras e seu pagamento é feito por meio de uma fatura mensal. Hoje em dia, ainda há a possibilidade de fazer pagamentos de quaisquer valores e eles são abatidos da fatura como acontece, por exemplo, em bancos digitais como o Nubank.
Apesar de vivermos em constante mudança na tecnologia, uma coisa nunca muda… Precisamos conhecer nossas vantagens e desvantagens ao utilizar qualquer forma de pagamento. Existem situações onde o débito é a melhor escolha e situações em que o cartão de crédito é o seu melhor amigo.
O cartão de crédito não é o vilão que todos pintam, isso depende única e exclusivamente de como você o utiliza e qual sua mentalidade ao usá-lo. Quer saber uma coisa interessante? Responda para si mesmo… Quantas vezes você usou o cartão, mesmo sabendo que estava apertado, porque “tinha limite”? No dia de pagar a fatura, quantas vezes se arrependeu daquele exagero ou daquela compra desnecessária?
Entender que limite não é saldo é um dos primeiros passos para tornar o cartão de crédito seu melhor amigo. Saber o SEU limite é outro.
Aqui vão algumas dicas no uso desses cartões:
- Entenda qual o seu limite: qual a sua renda? Quais foram os seus gastos? Você ainda pode usar esse crédito sem se comprometer no final do mês?
- Entenda qual a sua situação ao fazer uma compra: Ela é necessária? Se sim, posso comprometer minha renda esse mês ou parcelar a compra seria uma boa ideia?
- Dica de ouro: não parcele compras rotineiras! Combustível e feira são alguns exemplos de compras que fazemos todo mês, não faz sentido parcelar a quantia.
- O desconto que você terá ao passar a compra do débito será mais vantajoso do que parcelar a compra? Ou melhor ainda, essa compra parcelada é mais vantajosa ou os juros não valem a pena?
- Se você já está endividado com a fatura do seu cartão, renegocie! Não desista das suas dívidas, procure renegociar e pagar aos poucos. Aquela bola de neve assusta, mas nada que um bom planejamento resolva… Ou que evite.