Os bancos são instituições que estão muito presentes no nosso dia a dia, e sempre foi sinônimo de fila de espera, burocracia e altas taxas de uso. Porém, surgiu uma nova modalidade de instituição financeira que está mudando drasticamente essa realidade, os bancos digitais.
Os bancos digitais, como o próprio nome já mostra, são completamente focados no meio digital (por meio de seus aplicativos e Internet banking) e, por isso, não possuem agências físicas, tudo é resolvido apenas pelo seu aplicativo.
As principais vantagens que os bancos digitais apresentam perante os bancos tradicionais são a sua praticidade, simplicidade, baixíssimas taxas (ou até mesmo taxas inexistentes) e, principalmente, tudo isso na palma da sua mão. Você não precisa mais ir à agência para resolver suas questões, pagar contas e nem mesmo para solicitar empréstimos e outros serviços financeiros, como seguros, consórcios, financiamentos etc.
Os grandes bancos tracionais sentiram o impacto que os digitais trouxeram. Os consumidores começaram a se adaptar à nova era digital dos bancos, e isso obrigou os grandes a se mexerem para acompanhar o mercado. Tanto é que os tradicionais também lançaram seus próprios bancos digitais e muitos estão mudando sua estratégia. Com o foco cada vez maior nos aplicativos, muitas agências estão sendo fechadas.
Pode-se imaginar, então, que os bancos digitais são o futuro do sistema financeiro. Mas na verdade, eles já se mostram realidade agora. Exemplo disso é a quantidade de clientes que os maiores bancos digitais possuem. Como exemplo, podemos citar o Nubank (com mais de 40 milhões de clientes) e o Banco Inter (com mais de 13 milhões de clientes).
Diferenças entre Bancos tradicionais e digitais
As pessoas que defendem os bancos tradicionais, usam argumentos como: Segurança (que de fato é um ponto a ser observado); que caso aconteça algum problema eles podem ir em alguma agência para resolver (coisa que realmente não é possível no digital, apenas pelo aplicativo e ligando) dentre outros argumentos.
Mas o fato é de que ambos os tipos de instituição (Físicos e digitais) possuem suas vantagens e suas características.
Os tradicionais, por exemplo, possuem um capital capaz de financiar estruturas enormes e grandes empresas. Além de apresentarem uma segurança um pouco maior (já que ainda possuem o resguardo das agências físicas para emergências).
Já os digitais trazem com eles uma acessibilidade nunca vista. A possibilidade de criar uma conta rápido e fácil, apenas pelo seu aplicativo traz muita facilidade aos usuários. A oferta dos mais diversos serviços financeiros e o fato de que a maioria não possui taxa de manutenção de conta, além de poder contar com um cartão de crédito que mesmo sem pagar anuidade, apresenta benefícios, é algo muito vantajoso, e são características que fazem os bancos digitais os com maior Custo-benefício.
Resumindo, observe bem o seu perfil e sua necessidade. Veja qual tipo de banco oferece uma melhor solução para aquilo que você precisa. Tente sempre fugir de taxas, principalmente as abusivas.
Caso não conheça os bancos digitais, procure conhecer mais a respeito deles, pode ser que sejam uma ótima alternativa para o seu dia a dia.