Em nosso programa de Educação Financeira, começamos a série de 2024, abordando um dos benefícios oferecidos pelo Plano Energisa: o empréstimo. Com a participação do Gerente de Investimentos, Fabiano Miranda e do Diretor – Presidente, Lucas Nóbrega, exploramos as principais questões levantadas por nossos clientes.
Margem Consignável: Limites e Regras
A margem consignável é o valor máximo que um cliente pode comprometer de sua renda com um empréstimo. Seguindo uma regra estabelecida por lei, esse valor geralmente é de até 30% da renda líquida, após descontos obrigatórios como INSS e IR.
A margem consignável pode sofrer algumas alterações, tais como: alterações salariais, promoção, aumento, ou até mesmo outros empréstimos, no caso de ativos.
Já para aposentados ou pensionistas, a margem consignável pode ser modificada, devido às alterações de benefício.
Entendendo as Reservas e Empréstimos
Ao solicitar um empréstimo é importante compreender que o valor não é retirado da reserva individual do cliente. A EnergisaPrev estabelece um limite baseado na reserva, permitindo ao cliente contratar até 70% do percentual dela.
Quais as condições para contratar o empréstimo na EnergisaPrev?
Esses são os requisitos gerais para a solicitação de empréstimo:
Ter idade mínima de 18 anos;
Ter feito, pelo menos, 1 (uma) contribuição ao plano de previdência;
Estar em dia com as suas obrigações na EnergisaPrev;
Ter margem consignável que permita o desconto em folha de pagamento;
Ter conta corrente ou conta poupança em uma instituição financeira.
Modalidades de Empréstimo: Fixa ou Variável?
Oferecemos duas modalidades de empréstimo: pré-fixada e pós-fixada.
Prefixada: a taxa de juros é fixa e baseada na quantidade de prestações, isso significa que você vai saber do início ao fim do contrato o quanto irá pagar de juros.
Pós-fixada: a taxa de juros é 0,5% + a variação do índice de inflação. O valor da parcela não é fixa e varia de acordo com o IPCA.
Em ambas as modalidades, o empréstimo pode ser parcelado em até 120x e descontada diretamente da sua folha de pagamento.
Qual o valor máximo para empréstimo?
- Aqui na EnergisaPrev, essas são as condições gerais de liberação do empréstimo aos nossos clientes:
-Para cliente ativo: 70% (setenta por cento) do saldo total de conta resgatável (antes de IRRF) em todos os planos que esteja inscrito, adicionado de eventual valor oriundo de portabilidade.
-Para cliente assistido: limitado a:
a) 20 (vinte) vezes o benefício mensal recebido para clientes em benefício vitalício; ou b) 35% (trinta e cinco por cento) da reserva em conta para clientes em benefício financeiro, ajustado ao prazo de recebimento do benefício e à margem consignável.
Além disso, consulte as demais condições na página de Empréstimos
Como faço para simular ou contratar empréstimo?
O empréstimo da EnergisaPrev é 100% online, tanto na simulação, quanto na contratação. Para isso, basta acessar o APP EnergisaPrev Digital ou o Espaço Cliente (área restrita do site).
Se precisar de ajuda, entre em contato com a nossa equipe, pelo telefone 0800 372 7738 ou e-mail faleconosco@energisaprev.com.br.
Tenho um empréstimo, posso fazer outro?
Sim, é possível renovar o empréstimo na EnergisaPrev! Para isso, é necessário ter valor e margem consignável disponíveis. O seu contrato anterior será quitado e você ficará apenas com um contrato ativo. Lembrando que, para contratar um novo empréstimo, é necessário pagar pelo menos uma prestação do empréstimo que está em andamento.
Qual o período para a contratação de empréstimo?
Você pode solicitar quando desejar! Basta acessar o App EnergisaPrev Digital ou o Espaço Cliente (área restrita do site) e verificar qual é a melhor data de crédito para você.
Quando será creditado na minha conta?
O empréstimo é creditado em 2 (dois) dias úteis, a partir da data de solicitação.
Em caso de falecimento do assistido, o contrato de empréstimo é quitado?
No caso de pensão por morte em favor dos beneficiários, as parcelas continuam a ser debitadas na folha de pagamento da EnergisaPrev, até a quitação do saldo devedor.
E, na ausência de um ou mais beneficiários, esse saldo devedor será quitado pelo fundo formado da Reserva de Garantia.
Amortização, antecipação e quitação do empréstimo. Quais as diferenças?
Amortização é o valor que o cliente deseja pagar além da prestação normal do mês. Na amortização o valor total do contrato será recalculado e os valores das parcelas irão diminuir, porém a quantidade de prestações se manterá, de acordo com a quantidade de vezes que cliente escolheu ao contratar o seu empréstimo.
Já na antecipação, o cliente vai escolher a quantidade de prestações que deseja antecipar, porém o valor da prestação se manterá.
O sistema antecipa as últimas prestações, e com isso, o cliente pode quitar o seu contrato antes do prazo estipulado.
E por fim, a quitação é quando o cliente deseja pagar o valor total do saldo devedor.
É importante reforçar que nessas três situações, há o desconto dos juros.
Quais são os documentos necessários para contratar um empréstimo?
Aqui, na EnergisaPrev, o empréstimo é 100% online, livre de burocracia. Sendo assim, não há necessidade de enviar nenhum tipo de documento para a contratação do seu empréstimo.