Assim como tudo no cotidiano, a vida financeira também sofre mudanças constantes e passa por diversas fases ao longo do tempo. Saber lidar com essas mudanças, ajuda a tomarmos decisões assertivas e usar a renda da melhor maneira.
Pensando nisso, trouxemos para vocês essas quatro fases, para que você saiba lidar com elas quando aparecerem e assim, conseguir aplicar o seu dinheiro de forma correta.
Fase 1 – Fazer dinheiro
Este é o momento ara procurar aumentar a renda. Isso pode ser feito através da procura de um emprego com maior remuneração, investir em um negócio próprio para complementar o seu dinheiro ou investindo para ter rentabilidade a longo prazo.
Fase 2 – Poupar
As fontes de renda precisam suprir todas as suas despesas. Na última aula, falamos sobre planejamento financeiro e colocando ele em prática, será possível começar a poupar todo mês para investir no seu futuro e em projetos de vida.
Fase 3 – Investir
Chegou o momento aplicar tudo o que você economizou e fazer o seu dinheiro valer mais. Nesta fase, é importante ter conhecimento sobre prazos, renda, rentabilidade e riscos, para investir de forma consciente e aumentar o seu patrimônio.
Fase 4 – Usufruir
Quando chegar neste momento, você vai poder passar mais tempo com a família, amigos, viajar, estudar ou apenas descansar pelo longo tempo que você trabalhou para conquistar tudo isso. E é aí que todo o dinheiro volta para você e se torna a renda complementar da aposentadoria paga pelo INSS. Como você pôde ver, é necessário passar por todas as fases até chegar o momento de retribuição do seu esforço. Leva tempo e exige constância e organização, mas vale a pena. Então não deixe para depois e comece hoje a mudar a sua relação com o dinheiro. Conte com a EnergisaPrev em todas as fases da sua vida financeira.