1. Saiba o quanto você ganha!
Inicialmente, é muito importante que você saiba exatamente o quanto você recebe, pois só assim será possível definir o quanto você poderá gastar.
Um dos erros mais comuns é não conhecer a própria renda mensal, pois desse modo as chances de realizar despesas maiores do que as receitas são bem maiores.
Comece analisando o seu contracheque e veja o seu salário. Caso você realize alguns serviços informais, também os considere nessa soma.
No entanto, o ideal é que você planeje suas despesas apenas com a parte fixa de sua renda, afinal, não se tem a certeza dessa parte variável.
2. Gaste menos do que ganha!
Se o que você ganha é igual ao que você gasta ou menos, você acabará o mês sem dinheiro nenhum para poupar. Por isso, os seus gastos precisam diminuir.
Use sua planilha, um aplicativo ou um caderno, o instrumento que seja mais prático para que você descubra quais são as despesas desnecessárias que podem ser cortadas para sobrar dinheiro no fim do mês.
3. Pague suas contas em dia!
É importante que você mantenha as suas contas pagas em dia, pois assim você não terá despesas com juros que acabam não lhe retornando em benefícios. Os juros com cartão de crédito e cheque especial são uns dos mais altos e podem comer uma fatia de dinheiro que poderia ser poupado.
4. Evite usar o cartão de crédito!
O cartão de crédito pode ser seu melhor amigo, mas também pode ser muito perigoso. Por isso, é importante que você tenha muito cuidado ao utilizá-lo.
O cartão de crédito NÃO é uma extensão do seu dinheiro, e os juros altos podem complicar ainda mais a situação. Evite utilizar o cartão, principalmente em compras compulsivas e desnecessárias.
Lembre-se: a conta sempre chega!
5. Estipule metas para te motivar!
Ter metas para poupar dinheiro lhe ajuda a manter o foco. É preciso que se defina o quanto e até quando você deseja atingir essa meta. Iniciar com pequenas metas lhe ajuda a criar o hábito e logo após você pode ir aumentando aos poucos.